domingo, 30 de agosto de 2009

# Hannya, Máscaras de Origami

__________________________________


A máscara Hannya é dotada de dentes ameaçadores, boca grande e chifres. A sua imagem expressa dor, ciúme e tristesa feminina. A Hannya representa a raiva de uma mulher, que após muita raiva e ciúmes, adiquire este aspecto. Certamente, a Hannya é a máscara Nô mais divulgada no ocidente. Acredita-se que a máscara Hannya tem o poder de afugentar os maus espíritos.

Ao contrário do que possa parecer o Hannya ou as máscaras como as chamamos, nada tem a ver com o Diabo e Satánas.
Existe um conceito de um inferno, no budismo japonês, em que Hannyas na vida terrestre são monstros. São os confusos sentimentos humanos como a paixão, ciúme e ódio em que podem transformar homens e mulheres nesses terríveis monstros.
A Hannya é apenas um exemplo dos muitos tipos diferentes de máscaras utilizadas pelos atores do tradicional teatro japonês estas performances são muito utilizadas na representações das histórias tradicionais e bem conhecidas, em todo o oriente, desenvolvida no Japão durante o século 14, as máscaras são utilizadas para transmitir a identidade e o humor dos vários personagens, que são aproximadamente oitenta as diferentes histórias.
A máscara Hannya é especificamente utilizadas para representar uma mulher vingativa e invejosa, pois sua raiva e inveja a consumiu de forma que ela se transformou em um demônio, mas com alguns importantes vestígios da humanidade que ainda lhe resta .

Vendo algumas fotos de tatuagens orientais de hannyas, me veio a idéia de fazer uma máscara envolta com flores, mas já tinha doado todas peças que tinha, então fiz as flores e estas duas peças, que estão no livro de tomoko fuse "Origami Models The Mask" que tem modelos de máscaras orientais incríveis, além de outros estilos.



Diagramas que usei:
Hannyas - Origami Models The Mask (Tomoko Fuse)
Papel 50x50
Rosas - Kawasaki Rose
Iris - autor desconhecido
Papel encerado 15x15
Mundo Dobrado.

2 comentários:

  1. Assim como vc postou prefácio da confecção das mascaras Hannya poderia ter dado os créditos do texto, que é de minha autoria, não me importo que seja utilizado, mas acho que quando alguém utiliza-se do intelecto de outrem, ou pede-se permissão ou coloca-se os créditos, ser humilde é a formulas do sucesso na vida!

    Sorte, Saúde e Paz

    Janser Tattoo

    ResponderExcluir
  2. Olá,eu sou apaixonado por máscaras desde criança, os meus pais eram contadores de histórias e essas máscaras malignas e belas até mesma as máscaras do Apocalípse me atormentaram o tempo interio que até hoje eu tenho pesadelos, como sou Artista plástico me apaixonei pelo trabalho de vocês, é maravilhoso eu gostaria de participar de uma oficina com vocês será que não dá? Por favor!Jc.0666@hotmail.com um abraço feliz 2010, Lourenço

    ResponderExcluir

Procure no Mundo Dobrado